José Márcio (Celinho) - Administrador de Empresas, nascido em Quirinópolis - GO.
Renan Contar - Capitão do Exército, nascido em Campinas - SP.

Dia #1 - 20/05/2016

Enfim o grande dia ! Saímos de Campo Grande às 4:30am, com propósito de chegar cedo em Corumbá-MS para agilizar os trâmites aduaneiros e poder seguir viagem. Tivemos de passar também na Receita Federal, para conseguirmos uma autorização de exportação temporária, haja vista que as motos voltarão de navio ao final da aventura, sem a qual certamente geraria embaraços fiscais e tributários quando fossem importadas novamente ao Brasil. Depois de 5h peregrinando entre os diversos "controles" bolivianos, conseguimos todos os carimbos e zarpamos rumo a Santa Cruz de La Sierra, onde nosso amigo Andres Nacif muito bem nos recebeu em sua casa. As estradas estão em boas condições, mas com muitos animais soltos. A sinalização é confusa e há muitos pedágios, de uma só cabine, onde costumam formar filas enormes (moto não paga e ainda fura pela direita). Para entrar com veículo próprio por aqui, o viajante deve:
1- dar saída na Imigração Brasileira;
2- dar entrada na Imigração Boliviana;
3- seguir até a Aduana pra inspeção do veículo e preenchimento de papéis (pedirão fotocópias de todos os seus documentos);
4- seguir à Polícia de Trânsito em Puerto Quijaro (4km dali) e obter a Ordem de Traslado, pela bagatela de 50 bolivianos (R$ 25). Detalhe: placa estrangeira não pode abastecer em 100% dos postos e ainda paga 150% mais caro na gasolina! Coisas do Evo Morales (um tanto impopular nessa região).
Odômetro parcial/total: 1.000 km.