José Márcio (Celinho) - Administrador de Empresas, nascido em Quirinópolis - GO.
Renan Contar - Capitão do Exército, nascido em Campinas - SP.

Dia #8 - 27/05/2016

Dedicamos o dia todo para o despacho das motos ao Panamá. Aos que não sabem, não existem estradas mapeadas/oficiais que liguem a Colombia ao Panamá - trata-se do "Darien Gap": região fronteiriça dominada pelo narcotráfico/FARCS, onde não é recomendado passar, ainda mais de moto. Há relatos dos que tentaram passar e nunca mais voltaram. Existem várias maneiras de evitar o temível "Darien Gap": por meios marítimos ou aéreos. Por problemas de tráfico de drogas, o ferry boat que operava Cartagena - Colón foi descontinuado. Os fretes marítimos de carga convencionais demoram ao menos 3 dias. Nos restou a opção aérea, operada pela Air Cargo Pack, do Capitão John Agudelo, que muito bem nos recebeu e cuidou de todo o desembaraço de exportação das motos ao Panamá.
Chegamos às 8am na empresa, localizada no terminal de cargas do aeroporto El Dorado e passamos o dia cuidando da papelada, junto a um despachante da empresa. No intervalo do almoço, fomos comprar as passagens para o Panamá, pois não foi autorizada nossa ida no avião de carga, junto com as motos, haja vista que está proibida a chegada de estrangeiros por meios não convencionais ao país panamenho. As motos devem chegar com o mínimo de combustível no tanque e sem galões reserva. Já sabendo disso, abastecemos 450km antes de bogotá e secamos os rotopax reserva. Os equipamentos (capacete, bota, jaqueta) podem ir juntos na moto, pois a mesma é embalada em um filme plástico.
O país de Pablo Escobar tem um controle muito rígido sobre a questão de narcóticos. Toda nossa bagagem foi inspecionada e farejada por um labrador. No entando, fomos muito bem tratados pelas autoridades locais, principalmente após os mesmos receberem como "regalo" nossos adesivos da viagem. Ficaram mais interessados em perguntar sobre as motos/viagem do que realmente olhar nas entranhas das bagagens.
Enfim, depois de inspecionados, já as 17hs, voltamos para o escritório da Air Cargo Pack e liquidamos a fatura. O nosso vôo sai hoje às 22:35 (Avianca) e o das motos sai amanhã às 7am, chegando às 8:30 no Panamá. De lá, pegaremos as motos e vamos visitar o Canal e seguir viagem rumo ao Alaska.
Atualizando em tempo ... O vôo foi ótimo e já estamos no Panamá. Temperatura: 25ºC. Já na ansiedade por ver nossas máquinas chegando bem amanhã ...
Odômeto parcial: 0 km
Odômetro total: 6.480 km
Chopps de ontem pra hoje: 12


13 comentários:

  1. Bacana. Uma aventura fantástica essa expedição. Abraços e bons ventos à dupla.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. show renan!!!!! abraço ! bosquinho !

    ResponderExcluir
  4. Mário Crisóstomo28 de maio de 2016 08:11

    Bom dia galera!!! Vamos que vamos... Mais uma etapa concluída.

    ResponderExcluir
  5. Aee mto legal esse diário de bordo! Quanta aventura!!

    ResponderExcluir
  6. Parabens...! Saude, força e união...!

    ResponderExcluir
  7. Em frente, sempre ! Com as bênçãos do Senhor

    ResponderExcluir
  8. Força pra dupla e que eu saiba, a aventura não chegou nem na metade!!! Sucessos e bola pra frente!!!

    ResponderExcluir
  9. Força pra dupla e que Deus os ilumine e dê o discernimento necessário pra enfrentar os desafios!!! Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Força pra dupla e que eu saiba, a aventura não chegou nem na metade!!! Sucessos e bola pra frente!!!

    ResponderExcluir
  11. Estou acompanhando o Diário de vcs! Campo Grande torcendo!

    ResponderExcluir
  12. Estou acompanhando o Diário de vcs! Campo Grande torcendo!

    ResponderExcluir